Modelo TWA (Teaching With Analogies)


O modelo TWA foi proposto por Glynn, inicialmente baseado em análises de livros didáticos de vários níveis escolares. Esses autores também realizaram observações de aulas de professores de ciências tidos como exemplares. A partir das análises das aulas destes professores exemplares e das análises dos livros didáticos, estabeleceram seis passos que, idealmente, poderiam ser levados em consideração quando se ensina com analogias:

  1. Introduzir o assunto-alvo
  2. Sugerir o análogo
  3. Identificar as características relevantes do alvo e análogo
  4. Mapear similaridades
  5. Indicar onde a analogia falha
  6. Esboçar conclusões

A idéia era que os professores pudessem usar este modelo para modificar as analogias apresentadas em textos didáticos, a fim de ensinar a alunos conhecimentos específicos. Os autores colocam que a ordem em que estes seis passos são desenvolvidos pode variar, o importante é levar em consideração a realização efetiva de todos eles.

Em 1993, Harrison & Treagust modificaram o modelo “Teaching With Analogies” (TWA), com o intuito de produzir um modelo sistematizado para o ensino com analogias que reduzissem a formação de concepções alternativas e intensificassem a compreensão de conceitos científicos por parte dos estudantes. O modelo TWA modificado é apresentado pelos autores da seguinte forma:

Passo 1- Introduzir o assunto-alvo a ser aprendido. Fazer uma breve ou completa explicação dependendo de como a analogia será empregada.

Passo 2 - Sugerir aos estudantes a situação análoga. Mediante discussões estimar a familiaridade dos estudantes com o análogo.

Passo 3 - Identificar as características relevantes do análogo. Explicar o análogo e identificar suas características relevantes em uma profundidade apropriada com a familiaridade dos estudantes com o análogo.

Passo 4 - Mapear as similaridades entre alvo e análogo. Os alunos auxiliados pelo professor identificam as características relevantes do conceito-alvo e estabelecem as correspondências com as características relevantes do análogo.

Passo 5 - Identificar onde a analogia falha. Buscar concepções alternativas que os alunos possam ter desenvolvido. Indicar onde o análogo e o alvo não têm correspondência, apontando aos estudantes para desencorajar conclusões incorretas sobre o alvo.

Passo 6 - Esboçar conclusões sobre o alvo. Organizar um relato resumido sobre os aspectos importantes do assunto-alvo.