terça-feira, 29 de novembro de 2011

Corpo humano = máquina???

       O uso de analogias no estudo da anatomia muitas vezes nos remete a comparação entre o funcionamento do corpo humano e o funcionamento de uma máquina.


Não por acaso podemos associar este fato a um modelo de ensino tecnicista que surge com o advento da indústria. Nesse momento, o ensino teórico e humanista permeado pela elite deixa de atender as demandas reais da sociedade e associa-se a escola ao trabalho da fábrica, vendo a escola como importante instrumento de formação de indivíduos preocupados com a eficiência e a organização do trabalho com o intuito de potencializar a produção.

        Essa linha de pensamento fica conhecida no Brasil como teoria educacional tecnicista sendo fortemente implementada nas escolas na década de 60, durante o governo militar.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Anatologia: Biologia, Analogias e Anatomia Humana

Entendendo Analogia como uma relação de similaridade usada com a finalidade de esclarecer, estruturas e avaliar o desconhecido a partir do que se conhece, facilita-se, desta forma o ensino de anatomia, uma vez que as analogias tornam palpável para o aluno as dimensões de formas e tamanhos dos órgãos que compõem nosso corpo.


Muitas são as analogias encontradas em livros didáticos, nas falas dos professores de Biologia e Ciências e inclusive em espaços não-formais, como os museus. Analisando estes recursos podemos visualizar várias analogias muito utilizadas no ensino de ciências sobre o corpo humano. Estas por sua vez mostram determinada eficiência quando utilizadas em museus de anatomia ou em conjunto com estes espaços não-formais de aprendizagem. Visitas a museus permitem que o aluno constate a analogia utilizada pelo professor, ou seja, o aluno além de imaginar como é um determinado órgão pode também visualizá-lo e comparar com o conceito formulado por ele próprio.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cuidado com as fontes!!!


          Quando nos propomos a realizar um trabalho, montar uma aula, pesquisar, analisar e divulgar informações, devemos sempre tomar cuidado com as fontes consultadas. É fato a necessidade de se realizar uma análise cuidadosa das informações que desejamos transmitir e do teor educativo de sua constituição. 
Um exemplo disso é a charge acima, que de uma forma não muito adequada tenta o uso de analogia (comparação) e acaba por comparar morcegos a insetos, dois animais que se encontram bastante distantes na escala evolutiva do ponto de vista da Biologia. A situação exposta nos quadrinhos traz um conteúdo conceitual errôneo e não é recomendado seu uso na prática pedagógica no ensino de Biologia, a não ser q o erro presente seja o alvo do professor.

Analogia e ensino


No ensino de Ciências, analogias e metáforas são ferramentas de uso freqüente no processo de construção das noções científicas, e permite estabelecer relações entre sistemas distintos.
O uso de analogias facilita o entendimento de novos conceitos científicos por parte do aluno, à medida que aproxima um sistema conceitual familiar de um sistema conceitual científico novo.
Porém deve-se tomar cuidado com o uso destes recursos no ensino, porque sua utilização de forma inadequada pode confundir e favorecer a criação de conceitos alternativos pelos educandos.

domingo, 13 de novembro de 2011

Educação formal, não-formal e informal- uma breve introdução

Analogia em Anatomia

Em Anatomia o conceito de Analogia é outro.

O termo Analogia é utilizado para designar órgãos diferentes que apresentam funções iguais. Por exemplo: Branquias e Brônquios, são estruturas diferentes porém ambos tem a função de realizar trocas gasosas na respiração. Dizemos então que são órgãos análogos.

Outro termo que acompanha a Analogia é a Homologia. Esta designa órgãos iguais com funções diferentes. Por exemplo: Asa de pássaro e braço humano, ambos tem a mesma origem embrionária (de formação) porém exercem funções diferentes.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

E Anatomia o que é???



Anatomia é a parte da biologia que estuda a morfologia ou estrutura dos seres vivos.


A Anatomia Humana, mais especificamente, pode ser definida como o campo da Anatomia que estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano.


Nosso foco de trabalho é, portanto, a Anatomia Humana.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que é Analogia???

De acordo com o dicionário Aurélio, 
Analogia é relação, semelhança de uma coisa com outra: analogia de formas, de gostos. //Filosofia. Analogias da experiência, princípios que governam a ligação entre os fenômenos, segundo Kant.//Por analogia, de acordo com as relações que existem entre as coisas: raciocinar por analogia.

  Segundo Dagher, 1995, o termo analogia tem dois significados fundamentais: o primeiro é o sentido próprio e restrito, associado ao uso matemático, isto é, equivalente à proporção (a:b :: c:d); o segundo é o sentido de extensão provável do conhecimento mediante o uso  de semelhanças genéricas que se podem estabelecer entre situações diversas. As analogias não estão presentes apenas em situações de ensino. Aparecem a todo instante em nossas conversas, ao tentarmos explicar alguma coisa a outra pessoa, e mesmo em nossos pensamentos, quando tentamos entender algo novo. Por isso, o raciocínio analógico é um importante componente da cognição humana (Dagher,1995).

Intenção

Pretendemos, através deste espaço, discutir, analisar e informar, o público em geral, sobre o uso de analogias no ensino de ciências.
Mais especificamente, analisaremos analogias em espaços não-formais, como museus, referente ao ensino de anatomia humana.